Bioestimuladores de Colágeno
Os bioestimuladores tem a função de acelerar a produção de colágeno pelo nosso corpo. Afinal de contas, com a idade a produção de colágeno em nosso corpo diminui e a degradação dele aumenta. Definitivamente, os bioestimuladores são uma grande opção para repor colágeno e estão em alta nos consultórios.
Em síntese, são substâncias injetáveis e que estimulam as células (fibroblastos) do nosso corpo na produção de colágeno. Dessa forma, a grande vantagem é que são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidas sem prejudicar o organismo.
São implantes injetáveis indicados para cirurgia plástica e reconstrutiva, incluindo aumento de tecido mole subdérmico na região facial.
Qual a composição e tipos dos Bioestimuladores ?
Atualmente, entre os mais conhecidos estão ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona. Confira como cada um age no organismo:
Ácido Polilático - Reestruturação da pele e de tecidos subjacentes e, assim, combate a perda de elasticidade e flacidez. Logo, pode ser usado tanto na face quanto em outras áreas como pescoço, colo, braços, abdômen, pernas e glúteos.
Além de melhorar os tecidos e pele, também tem a função corrigir a espessura, redefinir o contorno facial e corporal. Por outro lado, não deve se usar nos olhos e lábios.
Hidroxipatita de cálcio - Em resumo, a substância tem ao mesmo tempo, a função de bioestimulador e preenchedor.
Assim, é indicada para o preenchimento de áreas da face onde houve perda de estrutura, além de áreas corporais, como as mãos. Similarmente, em outras regiões do corpo como abdome, glúteos, coxas etc., a hidroxiapatita de cálcio é utilizada, frequentemente, para melhorar a qualidade da pele e redução da flacidez.
Policaprolactona - Sua composição é à base de água com microesferas de policaprolactona. Dessa forma promove um preenchimento instantâneo e estimula a produção de colágeno. É um bioestimulador extremamente versátil e indicado para tratamento de diversas regiões: testa; maças do rosto; queixo; têmporas; bigode chinês e mandíbula.
Aplicação dos Bioestimuladores
Em síntese, são injetados em pontos específicos do corpo e rosto. É aplicado com cânulas ou microagulhas na derme profunda, em tecidos de gordura e na proximidade dos ossos.
Já se pode notar algum efeito imediato, mas a melhoria final demora um meses. Afinal, ele estimula a produção do colâgeno.
Locais de Aplicação dos Bioestimuladores de Colágeno
Conforme as indicações, a Hidroxiapatita e o Ácido Polilactico podem ser usados tanto no rosto, quanto em outras partes do corpo, com algumas restrições (lábios e olhos). Por outro lado, a Policaprolactona é utilizada na face.
Quanto tempo dura o efeito dos Bioestimuladores de Colágeno ?
A princípio, efeito dura no mínimo 12 meses . Frequentemente, pode variar conforme hábitos e características pessoais.
Marcas e laboratórios de Bioestimuladores de Colágeno que a Biomed usa:
Sculptra (Ácido Polilático) - é o bioestimulador de colágeno da Galderma. Logo, a qualidade é garantida.
Radiesse (Hidroxipatita de cálcio) - Fabricado pelo laboratório Merz da Suiça. Logo, a qualidade também é garantida.