Urologia
O urologista é o profissional que cuida de toda a parte do trato urinário (rim, ureteres, bexiga e uretra) e dos órgãos do aparelho reprodutor masculino (próstata, uretra, pênis, canais deferentes, bolsa escrotal e testículos).
Diferente do que muitos pensam, o urologista também atende mulheres. Nesse cenário, o profissional examina pacientes com quadro de incontinência urinária, infecção urinária, cálculos renais e outros tumores que afetam o trato urinário.
QUANDO DEVO IR AO UROLOGISTA?
A ida ao urologista depende de alguns fatores. Quando não há sintomas, o homem deve ir a partir dos 50 anos, mas caso tenha algum quadro na família de câncer de próstata e/ou for da raça negra, é recomendado procurar o médico a partir dos 45 anos.
Nos casos que há sintomas que envolvam os órgãos do sistema urinário e o sexual, o médico deve ser consultado quanto antes para análise. Atualmente, há um crescimento de um movimento para incentivar uma consulta com o profissional desde a adolescência, com o intuito de informar e orientar sobre as doenças venéreas, higienização do órgão sexual e os cuidados que se deve ter na parte sexual.
QUAIS AS DOENÇAS TRATADAS PELO UROLOGISTA?
Todas as doenças que envolvem o sistema urinário e reprodutor masculino são tratadas pelo urologista. A visita ao profissional é essencial, servindo também como uma forma preventiva de doenças e para o diagnóstico delas.
Além disso, há uma particularidade em que o homem também sofre com a perda hormonal conforme a idade. O urologista também cuida dessa parte, avaliando a necessidade de reposição hormonal, problemas de ereção e da vida sexual masculina. Outros quadros mais simples que os urologistas cuidam são fimose e pacientes que realizaram vasectomia.
DOENÇAS DE PRÓSTATA
Alguns exemplos de doenças que acometem a próstata são:
-
Prostatite: é uma doença inflamatória que os sintomas e tratamento dependerá de cada caso. Os tipos de prostatite são separadas em: bacteriana aguda e crônica, não bacteriana e prostatodinia.
-
Câncer de próstata: se desenvolve especialmente em pessoas acima dos 50 anos, podendo ser diagnosticada a partir do exame de próstata. A chance de cura são altas ao ter um diagnóstico precoce e um tratamento inicial rápido.
DOENÇAS NA BEXIGA
Muitas doenças podem acometer a bexiga, abaixo algumas das doenças que envolvem o órgão são:
-
Cistite: é uma inflamação urinária que causa uma dor intensa e é tratada através de antibióticos. Os sintomas principais são: ardência ao urinar, febre, dores na bexiga e necessidade de urinar com frequência. Em homens, é uma condição mais rara.
-
Incontinência urinária: ocorre quando há o aumento da pressão na bexiga, sendo comum na gravidez. O tratamento pode ser diferente em cada caso, envolvendo exercícios de fortalecimento pélvico, remédios e, até mesmo, cirurgia.
-
Câncer de bexiga: essa doença pode ser separada em superficial, quando se limita ao revestimento da bexiga, e invasiva nos casos que as células cancerígenas invadem a parede muscular e disseminam-se até os órgãos próximos ou gânglios linfáticos. Da mesma forma que o câncer de próstata, a chance de cura é alta ao ter um diagnóstico precoce e um tratamento inicial rápido.
CÁLCULO NOS RINS
O cálculo nos rins ocorre quando há o acúmulo de cristalização na urina.
-
Os sintomas são: dor ao urinar, dor nas costas, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário, necessidade de urinar com mais frequência, náuseas e vômitos. O tratamento pode ser feito através de medicamentos para alívio da dor e a eliminação espontânea do cálculo, cirurgia e fragmentação do cálculo por ondas de choque (litotripsia).
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST)
As IST´s podem aparecer em diversas formas, em que a contaminação ocorre através de contato sexual, podendo ser evitado com o uso de preservativo. Algumas doenças são:
-
Sífilis: entre 10 a 90 dias após o contágio, feridas podem aparecer no local em que o vírus entrou. O tratamento é feito através de antibiótico, prescrito pelo médico.
-
Herpes genitais: causada pelo vírus da herpes simples, que causam feridas na região em que houve o contato sexual. O tratamento é feito por antivirais e cuidados individuais.
-
HIV: vírus causador da AIDS que ataca o sistema imunológico do indivíduo. O tratamento é feito pelo uso de antivirais.