Ginecologia
O Ginecologista é o médico responsável pela saúde da mulher! Isso inclui uma atenção especial ao trato genital feminino (que inclui tanto a vagina como órgãos internos: trompas, útero e ovários) e às mamas. Dessa forma, esse profissional realiza a prevenção e tratamento de diversas doenças (desde patologias mais simples como corrimentos até as mais complexas como infertilidade e câncer).
Ele também é capacitado para orientar sobre o funcionamento normal do seu organismo (que pode ser bem complexo não é mesmo?), ajudar na escolha de métodos contraceptivos e até mesmo melhorar sintomas relativos às várias fases da vida da mulher (como a irritabilidade na tensão pré-menstrual ou os calorões do climatério).
Quando realizar a primeira Consulta Ginecológica?
A primeira consulta ao Ginecologista deve ocorrer ainda na adolescência, normalmente após a primeira menstruação. É um bom momento para que a adolescente crie um vínculo com o cuidado de sua saúde!
Na consulta, o médico pode ajudar com as dúvidas que frequentemente as adolescentes possam ter sobre menstruação (por exemplo: quantidade de sangramento, frequência dos ciclos, tipo de absorvente que deve usar, o que usar para higiene íntima, se é possível escolher menstruar ou não etc) além de avaliar se o desenvolvimento da jovem paciente está adequado para a idade dela.
O Exame Ginecológico propriamente dito só e feito caso a menina já tenha iniciado a vida sexual. Do contrário é realizado um exame físico rotineiro.
Além disso, há a possibilidade do médico esclarecer mitos e verdades sobre sexualidade e a importância da prevenção contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
Com que frequência deve-se procurar o Ginecologista?
É importante que a mulher ou adolescente vá regularmente ao ginecologista, ao menos uma vez ao ano (salvo algum sintoma em que a paciente deve procurar prontamente seu médico). É extremamente importante a realização do exame de Papanicolau anual para as pacientes que já iniciaram atividade sexual!
É ele o exame responsável por detectar alterações que podem levar ao câncer de colo de útero! E essas alterações inicialmente não dão sintomas! Por isso a importância de realizar o exame mesmo quando a mulher não sente nada!
Quando procurar um ginecologista?
Além das consultas de rotina, uma mulher pode — e deve! — procurar um especialista em casos excepcionais como: