Obstetrícia
O obstetra é o médico especializado em acompanhar a gravidez e realizar os partos. Durante a gravidez, a presença do obstetra é importante pois é ele quem faz o pré-natal, solicitando os exames necessários para avaliar a saúde da mulher e do bebê, como os exames de sangue e as ultrassonografias.
As consultas com o obstetra devem ser iniciadas antes da gravidez, isso porque é o obstetra quem faz as orientações pré-concepcionais, avaliando o período fértil e ovulatório, além de avaliar os níveis hormonais e as características do assoalho pélvico da mulher.
As consultas devem ser mantidas durante toda a gravidez para garantir a saúde da mãe e o desenvolvimento adequado do bebê, sendo também aconselhado que as consultas sejam mantidas até o pós-parto.
O que faz o obstetra?
O obstetra é o médico responsável por acompanhar todo o processo de gestação, desde o planejamento até o pós parto. Assim, é função do obstetra:
-
Realizar a orientação pré-concepcional;
-
Realizar o diagnóstico da gravidez;
-
Acompanhar o desenvolvimento do bebê;
-
Identificar possível alterações genéticas;
-
Realizar o pré-natal;
-
Avaliar a saúde da mulher durante a gestação e no pós-parto;
-
Avaliar a saúde do assoalho pélvico;
-
Realizar o parto.
Além disso, é o obstetra que indica a provável data do parto e aconselha o melhor tipo de parto de acordo com as características da gestação e saúde da mulher.
Quando ir ao obstetra?
As consultas com o obstetra devem ser iniciadas a partir do momento que a mulher decide engravidar, pois assim são feitos exames que permitam o médico verificar se os níveis hormonais da mulher estão adequados, a capacidade ovulatória e a saúde do assoalho pélvico.
Após a confirmação da gravidez, a consulta com o obstetra deve acontecer pelo menos 1 vez por mês ou de acordo com a recomendação médica, até a semana 35, para que seja verificada a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê. A partir daí, as consultas podem ser feitas a cada 8 ou 15 dias dependendo de cada caso.
Após o parto, é recomendado que as consultas com o obstetra se mantenham durante pelo menos 6 semanas para que seja avaliada a saúde da mulher, estando atento a possíveis infecções e até mesmo à depressão pós parto.