Proctologia
A proctologia, também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto. Os médicos proctologistas realizam o estudo das condições do paciente para chegar a um diagnóstico e receitar o tratamento que vai devolver qualidade de vida ao indivíduo.
Antes conhecida apenas como proctologia, a especialidade ganhou o nome de coloproctologia quando ficou responsável por tratar não apenas as enfermidades que acometiam o ânus e o reto, mas também o intestino grosso (Cólon).
A proctologia cuida de condições diversas como a Doença de Crohn, as hemorroidas, as fissuras anais, o prolapso retal, a constipação constante, a incontinência anal, os tumores benignos ou malignos, a diverticulite e a doença pilonidal.
A proctologia também trata dos diferentes tipos de câncer que podem assolar o intestino. Nesses casos, os médicos se aliam em uma junta médica, contando com a expertise dos médicos oncologistas para receitar o tratamento ideal para a recuperação total do paciente.
Para realizar o diagnóstico das condições, alguns exames da proctologia são a colonoscopia e a manometria anorretal. Através dos exames, é possível definir o diagnóstico e a conduta mais assertiva para o tratamento, seja clínico ou cirúrgico. Entre os principais exames realizados na especialidade estão: exame físico no períneo (toque retal); colonoscopia; ultrassonografia e endoscopia digestiva baixa; retossigmoidoscopia e anuscopia.
Uma pessoa deve ir ao médico especializado em proctologia quando notar a presença de sangue nas fezes, tiver alterações prolongadas no ritmo e no funcionamento do intestino, apresentar dor anal ou notar a presença de caroços e nódulos não só na região, como na parte inferior do abdômen também.
Muitas vezes, o paciente que agenda uma consulta no médico proctologista vai por indicação de um médico de alguma outra especialidade, como a clínica médica.