Psicologia
A psicologia é a área que estuda o comportamento humano e as funções mentais. O principal objetivo é compreender um grupo ou indivíduo com base no estudo de casos específicos e ajudar na solução do problema.
Para que isso aconteça, o psicólogo pode aumentar a compreensão do paciente em relação a si mesmo e propor mudanças de comportamento em algumas ocasiões. Isso pode ser em situações do cotidiano, obstáculos da vida, problemas de relacionamento, etc. Toda a terapia é feita com base na palavra.
Quando buscar o atendimento desse especialista?
Procurar um psicólogo não é só para quem precisa de ajuda, cada vez mais há pessoas procurando por esse profissional. A consulta pode servir para várias situações, como para quem deseja controlar as emoções, procura autoconhecimento e para quem está sofrendo.
O paciente pode falar sobre tudo o que está atrapalhando o seu bem estar e tirar dúvidas sobre como agir em determinada situação. O atendimento pode ser feito quando o paciente estiver ou sentir:
-
Baixa autoestima
-
Insegurança
-
Culpa
-
Relacionamento complicado
-
Medos irracionais
-
Traumas de infância
-
Tristeza persistente
-
Quadros de depressão, síndrome do pânico e ansiedade
-
Superar vícios e hábitos
-
Estabelecer objetivos e saber como alcançá-los
Como é a primeira consulta com psicólogo?
Sempre há dúvidas de como será, como agir, o que falar e o que o psicólogo faz. A verdade é que o primeiro atendimento não é nenhum bicho de sete cabeças e ele acontece de acordo com o desenvolvimento do paciente.
A primeira consulta costuma ser um momento de conhecimento. O especialista procura entender qual o motivo está levando a pessoa a procurá-lo, entende as queixas, qual é o problema, a forma de pensar e o comportamento, além de observar de qual forma poderá ajudar.
Provavelmente haverá a pergunta de porque você está indo lá. Alguns podem ainda não ter essa resposta e não há o menor problema nisso. Com a ajuda do profissional podem encontrar juntos a resposta para essa pergunta e a solução para o problema.
Após a entrevista, o psicólogo estabelece de qual forma poderá contribuir com os seus conhecimentos e qual a frequência o paciente precisa visitá-lo. Geralmente, o atendimento costuma ser semanal ou quinzenal, e pode ser individual ou em conjunto, dependendo do acordo entre o especialista e o paciente.